segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

POR FAVOR LEIAM E PROCUREM ENTENDER O QUE É O TRABALHO ARTESANAL


Senhores clientes, amigos e admiradores das artes manuais, gostaria de informar como funciona o dia a dia de uma artesã:

Todas, em sua maioria, somos mães, avós, esposas, donas de casa, trabalhadoras, temos tarefas diárias como qualquer outro ser mortal que trabalha em qualquer outra atividade.
Nossa tarefa começa quando recebemos um pedido de orçamento que (geralmente) sempre é em cima da hora em que o bebê já está para nascer, quando a criança já está perto de aniversariar etc etc, então raciocinando, quem trabalha com artesanato vive em duas cordas bambas a da vida diária + a da vida de artesã porque na maioria das vezes recebemos o pedido com pouco tempo para a confecção, UFAAAAAAA!!!!Ao receber esse pedido de orçamento começa uma maratona, sim uma maratona, pois afinal aliar preço e produto bom exige pesquisa de mercado, pesquisa de preço de matéria prima, enfim, vence a concorrência quem sai na frente nesses dois ítens. Depois de aceito esse orçamento a maratona aumenta com saídas à rua para compra de matéria prima e, não esqueçam de que tudo isso ocorre juntamente com as tais tarefas diárias. Penso que na nossa vida cotidiana precisamos ter controle das datas de pagamento das nossas contas domiciliares, controle da hora de dar remédio ao filho, da hora do almoço, enfim, dessa mesma forma a ARTESÃ também trabalha com controles, possui agenda, sim, acreditem a ARTESÃ POSSUI AGENDA, somos organizadas e precisamos que as pessoas que cheguem até nós entendam que precisamos de prazos, de programação e além disso precisamos de RESPEITO, quando um orçamento não é aceito, precisamos de um retorno mesmo que esse retorno seja negativo. É preciso que se compreenda, também, que peças artesanais são feitas uma a uma minuciosamente, com estudo de casamento de cores, produtos etc etc, as vezes uma peça leva um dia inteiro para ficar pronta e quando a gente vê nos blogs, flickrs, facers, orkuts etc etc muita movimento aconteceu na vida daquela mulher ou daquele homem que se dedicou a produzir aquela peça. Para compreender melhor o nosso trabalho, pergunte, leia, observe e acima de tudo exercite a arte da EMPATIA. Nesse momento praticando a EMPATIA vocês vão perceber como ficamos tristes quando o nosso trabalho não é tratado com a seriedade que ele merece. PENSEM NISSO! POR FAVOR!

TODO ARTESÃO TRABALHA MUITO, COM SERIEDADE E COM AMOR!!!

* de uma amiga do face, triste com a falta de respeito com nossas artes e com os artesãos.

16 comentários:

  1. Oi Ritinha, não fique assim,as vezes as pessoas não tem noção do real valor de um trabalho artesanal, fico entristecida também quando faço um orçamento e nem a resposta negativa tenho, mas bola pra frente,somos vitoriosas, porque somos mãe, esposas,economista,educadoras... e temos na maioria das vezes outras profissões remuneradas, mas o artesanato é uma paixão e é por esta paixão este amor a arte é que devemos sempre seguir em frente, desabafar faz bem,rir, chorar deixar rolar as emoções nós faz revigorar e continuar pois temos um dom, o de trabalhar com as mãos aliás todos os seres humanos tem uma dom pena que alguns não conseguem vê-lo nem em si próprio, como poderá ver o dos outros.
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi Ritinha, Passando para te parabenizar pelo cantinho, sou encantada e ador estar aqui...
    Bjokssssss!!!
    Rosicley

    ResponderExcluir
  3. Sabias palavras! As pessoas geralmente não dão muito valor! Manha mãe é uma artesa de mão cheia,as vezes fica sem dormir,sem comer,para entregar suas encomendas no prazo e mesmo assim não tem seu valor reconhecido; Aprendi com ela; "Devemos dar valor para as pessoas que fazem seus trabalhos,seja ele qual for,por que se não sabemos devemos valorizar os que trabalharam,estudaram para fazer o seu melhor".
    Fique com DEUS! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ritinha que belo texto, você resumiu muito bem o dia a dia de um(a) ARTESÃ(O). Ninguém percebe que eles/elas são artistas, sem glamour!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Miga falou muito bem... as pessoas as vezes parecem sem noção.... mas faze oque né... faz parte...

    beijinhos e otima semana.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, acontece muito, sabe o que eu acho pior? é quando a gente ouve: -Nossa tudo isso??? Mas, é tão pouca coisa!
    Como dizem por aí, só vêem as pingas que eu tomo, os tombos que eu levo ninguém vê.
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  7. oi querida obrigada pela visita retribuindo bjocas

    ResponderExcluir
  8. Vim retrivuir a visita, gostei do seu blog. Beijos
    http://sorteioseselos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. OI flor!
    Vim tomar aquele chimarrão contigo hehehe.

    Amei tua visita no meu blog e o teu comentário. Sinta-se sempre bem vinda para voltar, amiga!

    Guria esse negócio é complicado né! O pessoal não valoriza o serviço do artesão, eu queria tanto sair do meu serviço e viver do artesanato que eu amoooooooo, mas a falta de valor que as pessoas dão me desestimulam a isso.
    A verdade amiga é que só quem trabalha com artesanato e sabe o tempo que levamos na confecção de uma peça é que valoriza, do mais até hoje vi pouquíssimas pessoas que não são artesãs valorizarem... querem tudo de graça afff!

    Ótima terça-feira para ti viu guria!

    Tb to te seguindo

    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir
  10. É uma grande verdade tudo que foi dito aqui,acho mais difícil ainda quando desvalorizam colocando preço no teu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!!!!Adorei o seu blog e a sua visita!!!
    Já estou seguindo viu?Entendi tudoooo e super concordo com vc!!!
    Bjooooooooooooooe com Deus!

    Vanessa Gramari
    @vanessagramari
    varalurbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, muito obrigada pela visita, estou retribuindo e seguindo.
    Concordo plenamente com seu comentário.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marly, que grata surpresa encontrei aqui. Concordo plenamente com você e se você me permite vou fazer um post no meu blog de artesanato mencionando esse seu link ( com os devidos créditos).
    Infelizmente as pessoas não tem a menor noção do que é a nossa vida. No meu caso então, eu ainda acrescento que trabalho fora com projetos de interior. Então, faço meus artesanatos à noite e nos fins de semana.
    Gostei muito do que você escreveu.
    Obrigada pelo carinho da visita!
    Um beijo, Telma
    www.ambienteseideias.blogspot.com
    www.acessoriosbytelma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amiga parabéns otimo texto, fico admirado com o numero de pessoas que estou fazendo amizade e você é uma delas o blog é maravilhoso, tenho só que agradecer a DEUS pela sua existência pois suas artes são belas mesmo da pra ver o toque de DEUS em você que dom maravilhoso.
    Continue sempre assim, estou seguindo o blog viu obrigado pela visita e estou retribuindo fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  15. Olá Marli, já vim correndo agradecer a visita e te seguir também ... adorei o desabafo, serve para todas nós ... quem não põe a mão na massa não tem noção do trabalhão que dá para confeccionarmos uma peça, ... adorei seu blog, já vi q é fã da galinha pintadinha como eu rsrsrsrsrsr bjs querida vou dar mais uma passeadinha por aqui bjs e bom domingo pra vc

    ResponderExcluir